domingo, 31 de julho de 2011

Atividade 4-3


Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação – atividade4_3

Na escola que trabalho o cenário midiático está desenhado com o uso da TV (TV escola), onde os alunos assistem filmes ou documentários, sempre associados ao conteúdo estudado. Também se usa muito o laboratório de informática, onde os alunos têm acesso aos computadores para fazerem pesquisas ou digitações. No acervo existente também não poderia faltar livros!
Outros recursos existentes são de uso restrito da direção, supervisão e orientação.
Embora a mídia esteja presente na vida das pessoas e no dia a dia da escola, a gente observa o despreparo da escola no tocante ao uso das tecnologias existentes, muito embora o Ministério da Educação e Cultura esteja priorizando a qualificação tecnológica dos professores, muitos profissionais são vítimas do comodismo e não conseguem perceber o que está acontecendo em seu entorno. Parte disso ocorre, porque os cursos que o MEC oferece são optativos e só faz aquele profissional que tem interesse.
Nesse cenário, observa-se que a tecnologia evolui com muita rapidez e os professores não conseguem acompanhar esse ritmo tão acelerado, a onde a tecnologia corre ou voa e a educação segue andando atrás.
Dia desses vivi duas situações diferentes a respeito do uso da tecnologia:
A primeira aconteceu comigo. Eu precisava gravar um vídeo e não sabia nada a esse respeito, então fui pedir explicações a uma criança de 10 anos e que estuda no 6º ano.
A segunda situação ocorreu com uma garota de 25 anos, estudante do profissionalizante, pós médio. Essa garota é possuidora de computador em casa, com internet, porém não sabe utilizá-lo para fazer pesquisas. Sendo assim fui procurada para ajudá-la na pesquisa. No entanto, essa garota está sempre nos bate-papos, Orkut e outros.
No primeiro caso ficou claro que essa criança possui habilidade no uso de algumas ferramentas básicas da tecnologia, muito embora possua idade tenra.
No segundo caso, demonstra limitação e desconhecimento. Essa habilidade não foi desenvolvida.
Então como promover o desenvolvimento da criticidade, criatividade e a reflexão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário