Vídeo sobre EDUCAÇÃO e TECNOLOGIA, na opinião de Ldislau Dowbor
Na visão de Ladislau Dowbor a escola e a educação precisam ser repensadas, num sentido mais amplo. Deixar de ser lecionadora e passar a ser mais organizadora e articuladora do conhecimento.
Não apenas repensar o currículo, mas pensar em longo prazo, com um novo sistema de gestão do conhecimento, voltado para a modernidade tecnológica.
No seu modo de ver, a cabeça não é mais a detentora do conhecimento. O conhecimento está online, está espalhado pelo planeta, de modo que, qualquer pessoa poderá beber do conhecimento, em qualquer lugar, a qualquer hora, dada a acessibilidade que se tem para obter informações.
Nesse cenário de idéias, chega-se a conclusão de que o braço da educação não consegue abraçar e atender, a esse leque tão extenso de necessidades. A tecnologia avança a passos largos e a educação a passos lentos.
De modo que, a escola como gestora do conhecimento deveria preparar o aluno para o mercado de trabalho. Levá-los para conhecer o funcionamento de um banco, de uma empresa, levá-los para conviver com situações de aprendizagem prática e não ficar enchendo a cabeça dos alunos com informações isoladas e fragmentadas. A cabeça deverá ser bem feita. Fazer com que o conhecimento ganhe sentido, na vida real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário